Dia da Reforma Protestante transforma-se em feriado municipal em Ernestina

07/06/2019      1091

Crédito: Divulgação

Foi aprovado por unanimidade, na sessão do dia 20 de maio de 2019, na Câmara de Vereadores de Ernestina o Projeto de Lei n° 2.636/2019, que institui o dia 31 de outubro em feriado municipal da Reforma Protestante na cidade de Ernestina.

A data 31 de outubro é celebrada pelos Luteranos e outras igrejas cristãs que tiveram como origem, mesmo que distante, a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, no dia 31 de Outubro de 1517, no início do século XVI, quando Lutero através da publicação de suas 95 teses, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma. O resultado da Reforma Protestante foi à divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os Católicos Apostólicos Romanos e os Reformados ou Protestantes, originando o protestantismo.

O projeto que tornou o dia 31 de outubro em feriado municipal foi proposto pelo vereador Leonir de Souza Vargas (PDT), a pedido de Luciano Voigt                           (ex-presidente da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina), atendendo a um anseio de longa data dos membros luteranos do município.

Além do município de Ernestina em nosso estado são mais de 50 municípios que neste dia já é feriado municipal da Reforma Protestante, entre eles destacamos os nossos municípios vizinhos de Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto, Victor Graeff e Tio Hugo. 

Um agradecimento especial a todos os vereadores pela aprovação do projeto, por sua sensibilidade e pelo entendimento das razões desse fato, ao prefeito municipal pela pronta sanção da Lei e à população ernestinense, que certamente compreende e apoia essa justa homenagem.