18/04/2019 2597
Isa Baumgratz/Jornal O Mensageiro
A manhã do dia 10 de abril, foi marcada pela inauguração da ampliação do Centro de Referencia de Assistência Social- Cras do município de Ernestina. A ampliação, foi proveniente da Administração Municipal. “ O investimento realizado no Cras, veio de recursos próprios do município, e com isso nós conseguimos então fazer algo para melhorar o espaço físico do Cras. Outra coisa que me deixa feliz é saber de todo o trabalho desenvolvido aqui é em prol das crianças e dos adolescentes do município.”, comenta o prefeito municipal Odir Boehm.
Para secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Leonel da Silva Borba a ampliação foi benéfica aos alunos que frequentam as oficinas do Cras. “ Foi realizado a ampliação da cozinha e do refeitório, pois tudo era feito no mesmo lugar. Agora não, nós podemos ministrar as oficinas, servir as comidas no refeitório e as merendeiras ainda tem um espaço próprio para cozinhar.”, comenta.
O Cras de Ernestina conta hoje com o atendimento de cerca de 62 crianças e adolescentes, porém o número de alunos pode chegar a 80 ainda neste semestre, e possui os cursos de culinária, música, dança, artesanato, esportes, capoeira e educador de crianças e adolescentes especiais. “ Os profissionais que estão aqui no Cras desenvolvem suas atividades através de oficinas, buscando a melhoria cognitiva, social e humana das pessoas que aqui estão cadastradas.”, observa Leonel da Silva Borba.
Segundo Mônica Roehrig de Ramos Aguirre , ex coordenadora do Cras, quem ganha com a ampliação dos Centro de Referencia são os munícipes, os moradores da cidade que participam de campanhas como o Bolsa Familia. “ Onde temos umas boa estrutura para o trabalho tudo flui de uma maneira melhor. Eu agradeço à Administração, a equipe técnica que nos apoiou, os pedreiros, e os nossos colegas de trabalho.”, comenta Monica.
Participaram da inauguração do novo espaço o prefeito municipal Odir Boehm, o vice- prefeito Arno da Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Paulo Baumgratz, as técnicas da Emater Rosane Turra Treviso e Joana Hanauer, além de secretários municipais, servidores públicos, Brigada Militar, Policia Civil representante dos Bancos Banrisul e Sicredi e comunidade em geral.
Para o secretário municipal de Saúde e Assistência Social o Cras é um fluxo constante de crianças e jovens que circulam pela sociedade. “ Está sendo feito todo um trabalho para que os alunos se tornem cidadãos melhores.”, conta Leonel.
O vice- prefeito Arno da Silva, comenta que o Cras é de estrema importância, pois as crianças e jovens que ali circulam estão sendo assistidas por excelentes profissionais. “ Também existe aqui um atendimento muito bom e capacitado aos alunos portadores de necessidades especiais e isso sem dúvida é benéfico para a sociedade e o município.”, comenta o vice- prefeito.
O Centro de Referência de Assistência Social de Ernestina, atende de sega- feira até sexta- feira das 7h30min ao meio dia e das 13:00 horas às 17h30min. Todas as crianças que se interessarem pelos cursos podem realizar a matricula.
Login exclusivo para assinantes