05/04/2019 2628
Divulgação
O mês de março foi especial para os munícipes de Mormaço, pois a cidade completou seus 27 anos de emancipação político-administrativo.
Nas escolas da rede municipal de Mormaço, diversas atividades foram desenvolvidas, fazendo assim um resgate histórico de todo processo de emancipação até os dias atuais.
O projeto “ Retrospectiva e futuro de Mormaço” desenvolvido na disciplina de filosofia sob a coordenação do professor Jackson Gonçalves abordou de forma objetiva o progresso, avanços e a história da cidade.
“O Projeto visou fomentar a buscar pelo conhecimento, pela própria historicidade da cultura do município de Mormaço, onde os alunos estão inseridos. Isso faz com que os educandos descubram histórias fantásticas elencadas pelos antigos moradores, servindo de legado para as gerações do presente e do futuro. Essa busca pelo saber, pela reflexão e pensar está presente na linha metodológica da disciplina de filosofia, que traz maneiras dos alunos poderem construir seu próprio conhecimento pautadas nas mediações e ações propostas pelo professor.” Salientou o professor.
Entre as atividades que o projeto contemplou, contou com a participação do ex prefeito Moacir Cerini e do vice prefeito municipal Alvori Kuhn, que destacaram o contexto de todo processo emancipatório que deu origem ao município de Mormaço.
“O objetivo principal do projeto foi agregar valores aos alunos, como amor, respeito, igualdade e humanidade, fundamentais na sociedade, além da constante reflexão frente as questões sociais e culturais presentes na história de Mormaço. Conforme Paulo Freire sempre mencionava que “não existem saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes” e é desta maneira que o aluno contribuirá com suas colocações através de diálogos e discussões em mesa redonda em sala de aula, trazendo sua “bagagem” de sabedoria a respeito da temática do projeto. O professor tem a função de mediar e ao mesmo tempo questionar, para que o educando continue no caminho do saber, traçando objetivos concretos na sua vida estudantil.” Finalizou o professor Jackson Gonçalves.
O projeto foi desenvolvido nas escolas municipais José Rodrigues Cardoso e Antônio de Godoy Bueno, e contou com a parceria das demais disciplinas, como informática, ensino religioso, espanhol e psicomotricidade, e do apoio da direção dos educandários.
Login exclusivo para assinantes