Projeto Trocando Cartas envolve alunos de Ernestina e Passo Fundo

12/11/2018      748

Daniele Becker Teixeira/Jornal O Mensageiro

Em meio a tecnologias predominantes no dia a dia de adultos e até mesmo crianças, o projeto Trocando Cartas, implantado na EMEF Osvaldo Cruz de Ernestina, incentiva os alunos do 3º ano a interagir, por meio de cartas, com estudantes também do 3º ano da EMEF Daniel Dipp - Ciep, de Passo Fundo.

 

A ideia que partiu de uma conversa da professora Ângela Maria da Silva de Oliveira com sua amiga, e também professora da escola de Passo Fundo, Ângela Lili, tem o objetivo de fazer com que os alunos interajam de uma forma diferente, com estudantes que não conhecem, por meio de textos e desenhos, estimulando a escrita e leitura.

 

A Escola Osvaldo Cruz conta com oito estudantes na turma, então cada um recebe cartas de dois alunos da escola de Passo Fundo. A aluna de Ernestina, Suelen Gonçalves da Silva, de nove anos, diz que está gostando desta atividade. Mesmo sem conhecer as colegas com quem iniciaram a troca de cartas, a menina pretende conhecer as novas amigas, Iasmim e Ana Luiza. Nas mensagens, as questões levantadas são sobre a cor de cabelo, se tem recreio na escola, pracinha e os estudos.

 

Pedro de Oliveira Crespin da Rosa, de 10 anos, também aluno da Osvaldo Cruz, comenta que os colegas de Passo Fundo com quem está trocando as cartas são Erick e Caroline, que o questionaram sobre suas brincadeiras, e lanche da escola.

 

Entre os assuntos abordados nas cartas, a primeira troca foi de questionamentos, carinho e logo, amizades. “São os detalhes que emocionam”, conta a professora Ângela Maria.

 

O projeto segue até o fim do ano letivo, e as cartas ainda serão analisadas, promovendo um debate.