07/11/2018 1561
Reprodução
A história de Ernestina, desde os primórdios, foi registrada em livro, “Ernestina: cidade e município” e terá o lançamento na sexta-feira, dia 9 de novembro, às 19h30min na Câmara de Vereadores do município.
Ernestina: cidade e município é um livro escrito a quatro mãos pelos autores mestres em História Alexandre Aguirre e Ney Eduardo Possapp d’Avila, além do prefácio escrito pela professora Sirely Classy Elsing, também conhecida por professora “Caloti”.
Alexandre explica que este livro busca fixar em texto e imagens o passado e o presente da cidade e município de Ernestina, no estado do Rio Grande do Sul. “Esta breve história de Ernestina começa nos primórdios, época em que a área era habitada pelos indígenas. Segue-se o período jesuítico e bandeirante, depois o ‘povoamento’ por luso-brasileiros e a colonização por descendentes de imigrantes europeus. Descreve-se a evolução político administrativa, o Quarteirão do Pessegueiro, a Colônia Ernestina, o Distrito de Ernestina, o Município de Ernestina. O Povoado, a Vila e a Cidade. O maior destaque é dado aos eventos e às realizações do povo ernestinense no passado e no presente”, conta.
O livro é dividido em duas partes: 1. Texto descritivo; 2. Imagens (principalmente fotografias).
“Agradecemos ao prefeito municipal, Odir João Boehm, pelo apoio e o entusiasmo com quem acolheu o presente livro. Ao presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Adriano Goedel, pelo apoio e entusiasmo. Além de um agradecimento muito especial às pessoas e às entidades que por meio de apoio cultural colaboraram na edição deste livro. Este livro é dedicado ao povo de Ernestina, construtor do passado, construtor do presente”, diz ainda Aguirre.
Apoiadores
Prefeitura Municipal de Ernestina; Câmara Municipal de Vereadores; Arno da Silva (vice-prefeito); Leonir Vargas (vereador); Everton Goedel (vereador); Vena Francisca Baumgratz (vereadora); Douglas Door (vereador); Junior Nickorn (vereador); Ari Antônio Mello (vereador); Maurício Adriano Goedel (vereador); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ernestina; Teresinha Nair Roehrig; Posto Luizinho; Sicredi; Cresol; Banrisul; SC Supermercado; Extintores Nacional; Madeireira e Serraria Ernestina; Jaime Gonçalves; Frigorífico Goedel; Loja Cenita; Farmácia Gaúcha; Posto Cidade; Comercial Pozzan; Contatec; Vone Floricultura; Müller & Müller Chapeação e Pintura; Camping Prainha e Escola Náutica; Sinvel Materiais para Construção Ltda. Mercado Bavária; Ernestina Futebol Club; E. Orlando Ross Comércio de Cereais Ltda. Elohim big bags & embalagens; Padaria Veneza; Rodoviária de Ernestina, anexo Loja Xaluá Mania – papelaria e bazar; Ótica e Joalheria Brilhante; Gerson Arendt; Escritório de Advocacia Sandro Pfluck; Paulo Elmar Penz; Fabrício Lohmann Goedel (advogado); Agro Benevenuto; Juliano Marcelo Schuh; MW – Transporte e Terraplenagem; Agroforte; Museu Dona Ernestina; Nice - Salão de Beleza; Comercial Goedel e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ernestina (SSPME).
“Queremos de forma muito especial agradecer às pessoas e às entidades que por meio de apoio cultural colaboraram na edição do livro: Ernestina Cidade e Município. Parabéns a todas às pessoas, às entidades e empresas que colaboraram para que este projeto torna-se realidade e, sobretudo demostraram através deste apoio o respeito e a valorização da memória e da história do povo ernestinense”, cita Alexandre Aguirre.
A entrega dos livros para as entidades e empresas que adquiriram na pré-venda, será entregue no dia do lançamento, no próximo dia 09 de novembro. No entanto, logo após o lançamento do livro as entidades e empresas receberam os exemplares nos seus respectivos endereços. O livro está disponível no Museu Dona Ernestina, o valor unitário é de R$ 40,00 reais ou por encomenda pelo telefone: 9. 9986-0772
Login exclusivo para assinantes