27/03/2018 1921
Daniele Becker Teixeira/Jornal O Mensageiro
O outono teve início na última terça-feira, dia 20, e já pode ser notado pela mudança de temperatura neste início de estação. Este período que é de passagem entre o verão e o inverno geralmente apresenta uma oscilação tanto de temperaturas como de chuvas. A estação se encerra no dia 21 de junho, quando se dá o início do inverno.
Este início de estação está sob a influência do La Niña no Rio Grande do Sul, o que segundo a meteorologista da Somar Meteorologia Heloisa Pereira, ocasiona em um período de irregularidade de chuvas. Aos poucos, este fenômeno vai perdendo força, mas enquanto o estado estiver sob influência, às chuvas seguirão irregulares. Quanto à temperatura, Heloisa conta que na região noroeste do estado pode ter um clima mais frio que o restante do estado.
No ano anterior, a estação foi marcada pela condição de neutralidade inicial, as chuvas ficaram acima da média, já a temperatura se manteve na média.
A meteorologista ainda lembra que, por momento, as chuvas vão demorar para regularizar, e podem ficar abaixo da média, mas ao longo do tempo vai retomar ao normal. Na região noroeste do estado o frio será mais intenso, onde a primeira onda de frio será na segunda quinzena de maio, quando a baixa temperatura se intensificará. Heloisa comenta que a temperatura apresentará ondas de frio com aumento de temperatura posterior, e ainda pode vir a ocorrer baixas temperaturas tardias.
Login exclusivo para assinantes