03/10/2018 1636
Divulgação/Danilmar da Costa
No decorrer do mês de setembro foram realizadas atividades com o grupo de adolescentes que frequentam uma oficina no CRAS de Nicolau Vergueiro, alusivas ao Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo consiste em uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade deste e suas formas de prevenção.
A idealização do projeto foi da assistente social do CRAS, Nadia Rebechi, e da psicóloga Cláudia Della Mea, com a colaboração da servidora Gabriela Hennig.
O suicídio é reconhecido como um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em cada caso, de seis a 10 pessoas são diretamente impactadas, as quais sofrem consequências muitas vezes irreparáveis. E, segundo CVV (Centro de Valorização a Vida) no Brasil, 25 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio.
No sentido de colocar circular essas informações, o grupo de adolescentes confeccionou placas com dados a respeito do tema, as quais foram expostas na Praça Central Dona Tereza Possa, com intuito de que toda a comunidade pudesse ter acesso. Outra ação desenvolvida com os usuários foi a confecção de um mural, colocado na recepção do CRAS, onde escreveram mensagens de autoajuda para pessoas que estão passando por dificuldades.
A principal forma de prevenção se dá pelo cuidado. As ações desenvolvidas pelo CRAS são intervenções que possibilitam um espaço de fala e profissionais atentos à escuta das pessoas que circulam neste ambiente, bem como o convite para que a população pense sobre sua vida.
Login exclusivo para assinantes