31/07/2018 737
Bruno Campagnolo/Jornal O Mensageiro
Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina o reajuste das tarifas de energia, o que é percebido nas contas dos usuários.
Segundo a ANEEL, este reajuste tarifário anual é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor, aplicado anualmente, de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. Ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.
Os reajustes podem ser negativos ou positivos a depender dos custos incorridos pela distribuidora no período.
As tarifas são diferentes para consumidores atendidos, como detalha a Agência, em níveis de tensão diferentes Baixa Tensão, composto por residências, pequenos comércios, prédios do poder público em geral e Alta Tensão, indústrias e comércio de grande porte.
ANEEL determina reajuste nas faturas de energia da Coprel
No dia 24 de julho de 2018, a ANEEL determinou o reajuste das tarifas de energia da Coprel Cooperativa de Energia. O reajuste médio determinado pela agência para a Coprel ficou em 9,28%. Para o grupo o grupo B (Rural e Urbano) o reajuste médio é de 5,76%; e para o Grupo A (Indústrias e Grandes Consumidores) o reajuste médio é de 13,60%. O reajuste médio para o Grupo A ainda pode variar, para mais ou para menos, de acordo com o perfil de uso da energia em cada unidade consumidora.
Este reajuste é aplicado na energia consumida a partir do dia 30 de julho, e será percebido pelos cooperantes nas faturas com vencimento a partir de setembro. O reajuste tarifário é anual, e no caso da Coprel, o anúncio da ANEEL é feito sempre no mês de julho.
Os cuidados com a rede elétrica no inverno
Os gaúchos puderam matar a saudade do frio. As baixas temperaturas deram as caras novamente, e este cenário faz com que muitas pessoas procurem aquecedores elétricos e equipamentos de ar condicionado.
RGE e RGE Sul dão dicas de como usar, de modo eficiente e seguro, equipamentos elétricos típicos das baixas temperaturas.
As dicas são para quem for utilizar esses equipamentos, sempre visando a eficiência no uso e, acima de tudo, a segurança.
- Sempre verifique se a instalação elétrica interna possibilita a ligação de seu aparelho elétrico com a potência indicada.
- Evite posicionar o aquecedor atrás de cortinas e em lugares molhados. Assim você utiliza o aparelho de forma eficiente, com o máximo de benefício e bem estar.
- Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou 'T' junto com outros aparelhos elétricos, e nunca seque roupas ou calçados sobre o aquecedor.
- Os aquecedores portáteis requerem mínima manutenção. Apenas mantenha-os limpos, cuidando para limpá-los sempre desligados da tomada.
- Para quem possui ar condicionado, é importante saber que a definição na potência varia de acordo com cada espaço. É importante escolher o produto de acordo com as dimensões do ambiente e verificar se tem selo Procel.
- Faça a limpeza dos filtros periodicamente. Filtros sujos causam alergias, problemas respiratórios e sobrecarregam o motor do equipamento, devido à obstrução das saídas de ar.
- À noite, ligue o ar uma hora antes de dormir, ele vai “preparar” o quarto, esquentar o ambiente. Depois, desligue o aparelho durante todas as horas de sono.
- Os secadores de cabelo não devem ficar ligados próximos a locais alagados ou pias molhadas para evitar o risco de choques elétricos. A troca de plugue dos aparelhos elétricos também merece atenção redobrada. A entrada de energia não pode ser superior à capacidade do aparelho ligado. Isso pode superaquecer os fios, trazendo prejuízos aos consumidores com a queima dos equipamentos e causando o risco de incêndios.
- Tenha atenção, também, ao usar sua secadora de roupas. É importante que as roupas não estejam extremamente encharcadas ao irem para a secadora. Além disso, verifique se a saída de ar do equipamento está limpa.
Dicas da ANEEL de Economia de Energia
Chuveiro elétrico
Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
Selecionar a temperatura morna no verão;
Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo;
Ar condicionado
Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado;
Manter os filtros limpos;
Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado;
Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto;
Geladeira
Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;
Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;
Não forrar as prateleiras;
Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente;
Iluminação
Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras
Ferro de passar
Juntar roupas para passar de uma só vez;
Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;
Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa;
Aparelhos em stand-by
Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências;
Login exclusivo para assinantes