Comude comemora a intensa participação da comunidade na Consulta Popular 2018

23/07/2018      1796

Divulgação/Assessoria de Imprensa de Tio Hugo

O Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude de Tio Hugo juntamente com a representação do Corede Botucaraí fez a avaliação da Consulta Popular 2018 no município. Em mais um ano o número de participação da comunidade tio huguense foi satisfatório; no total foram registrados 1047 votos válidos, o que representa 46,1% do eleitorado. A presidente do Comude, Denir Mühl, revela que Tio Hugo foi mais uma vez o município do Alto da Serra do Botucaraí com maior participação proporcional dos eleitores. Denir agradeceu mais uma vez em nome da Administração Municipal a todos os cidadãos que participaram do processo, escolhendo uma das seis opções de demanda. O agradecimento é estendido também para a equipe de servidores públicos municipais, que percorreram as comunidades com urnas móveis para coletar votos.

 

Neste ano Tio Hugo habilitou-se para receber recursos em duas das três demandas mais votadas. A demanda número 1 voltada para o reaparelhamento dos órgãos de Segurança Pública foi a mais votada, a segunda foi na área educacional, direcionada a modernização e desenvolvimento da educação superior pública através da UERGS e a terceira para o setor de saúde, onde o recurso será destinado para a ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS.

 

A demanda mais votada pela comunidade tio-huguense foi a de número 2, direcionada para a Saúde da Família: aquisição de veículo para transporte de pacientes, com 688 votos, no entanto, esta demanda ficou em quarto lugar a nível regional e não se classificou para receber recursos. Como ultrapassou as cláusulas de barreira na primeira e terceira mais votadas Tio Hugo deverá receber no próximo ano recursos para a segurança pública e saúde. O prefeito Gilso Paz reiterou o agradecimento a toda a comunidade que se dispôs a votar na Consulta Popular 2018, que é um processo importante do ponto de vista democrático e que pode garantir recursos ao município. Gilso também agradeceu aos servidores públicos que se dedicaram nos três dias de votação para registrar o excelente número de 1047 votos.