13/06/2018 1778
Divulgação/Assessoria de Comunicação do Sicredi Alto Jacuí RS
Ações foram integradas à Semana Nacional de Educação Financeira
A educação financeira é uma causa muito relevante para o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal –, tanto que novamente apoiou a Semana Nacional de Educação Financeira, ocorrida de 14 a 20/05. Mais conhecida como Semana ENEF, trata-se de uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), apoiada por diversos agentes do setor financeiro do País.
“A participação na Semana ENEF é uma das maneiras do Sicredi colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e da comunidade, realizando nas mais diversas localidades do País onde estamos presentes ações que promovam o equilíbrio econômico e que visem à conscientização sobre o papel fundamental do planejamento para a vida financeira”, afirma Cristiane Amaral, gerente da Fundação Sicredi.
A Sicredi Alto Jacuí RS promoveu encontros de capacitação sobre o tema nos municípios de Carazinho e de Não-Me-Toque. No dia e 15/05, foram oferecidas palestras para alunos do 5º ano de escolas municipais de Não-Me-Toque. Já no dia 16/05, ocorreu uma oficina de Educação Financeira na Ulbra, de Carazinho. E no dia 17/05, a instituição ofereceu aos professores da rede municipal de Educação de Carazinho um Workshop sobre Educação Financeira, na sede da Superintendência Regional.
Conforme a coordenadora local de Não-Me-Toque do Programa A União Faz a Vida (PUFV), Karin Letícia Dias, os encontros nas escolas possibilitaram iniciar o processo de conscientização sobre o uso do dinheiro. “Afinal, é importante considerar que quanto mais cedo, melhor é a compreensão e adequação a um maior controle do dinheiro, mantendo assim o equilíbrio das finanças e a tomada de decisões mais inteligentes no que diz respeito ao consumo”, disse.
Já o secretário municipal de Educação e Cultura de Carazinho, Lucas Gabriel Lopes, comentou que “a proposta da SMEC é incentivar desde cedo novos hábitos e comportamentos aos nossos alunos para que sejam agentes de transformação da sociedade”. Ele ainda avaliou a formação oferecida pelo Sicredi: “O encontro foi muito positivo. Agradecemos ao Sicredi pela oportunidade, na certeza de que novas parcerias serão fortalecidas”, encerrou.
E na quinta-feira, 24/05, a Sicredi Alto Jacuí ainda falou sobre Educação Financeira às mulheres vinculadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Não-Me-Toque. O encontro ocorreu na sede da ACINT.
De acordo com Lenira Maria Barboza, secretária e coordenadora da Comissão de Mulheres do STR no município, o grupo tirou muito proveito do encontro. “Foi uma oportunidade única para todas nós, onde pudemos resgatar a importância de nossos sonhos e de uma vida economicamente melhor. Agradecemos ao Sicredi por ter nos possibilitado esse aprendizado”, finalizou ela.
Login exclusivo para assinantes