14/03/2018 1947
Daniele Becker Teixeira/Jornal O Mensageiro
Cerca de 140 agricultores da região participaram na tarde da sexta-feira (16/02), na propriedade do agricultor Rogério Koenig, no município de Mormaço, de um Dia de Campo sobre o Projeto Lavoura de Resultados, com foco na produção de soja. O evento teve por objetivo apresentar os primeiros resultados do trabalho de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e orientar sobre os produtos, a quantidade e o momento em que é mais indicada a aplicação de defensivos agrícolas para manter o controle das pragas que atingem as lavouras, evitando a resistência dos insetos aos agroquímicos, e reduzir os custos de produção, além de diminuir a exposição do agricultor aos inseticidas e preservar o meio ambiente sem comprometer a produção.
Durante o evento, os agricultores puderam acompanhar quatro estações temáticas. Na primeira o técnico em agropecuária e o assistente técnico estadual da área de grãos da Emater/RS-Ascar, respectivamente, Dalvo Arcari e Alencar Rugeri apresentaram ao público o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na soja, prática do Projeto Lavoura de Resultados que consiste no acompanhamento e monitoramento semanal de pragas, doenças e plantas daninhas com vistas a racionalizar o uso de defensivos agrícolas nas lavouras. “É muito importante identificar corretamente a espécie que está danificando a lavoura por meio do monitoramento semanal com o pano de batida, e só depois de avaliada a necessidade iniciar o controle, seja com agente biológicos ou fisiológicos”, orientou Arcari.
“Hoje existem muitos produtos que podem ser utilizados, mas a nossa proposta é saber como, quanto e quando aplicar esses produtos para que eles cumpram sua função sem sobrecarregar as plantas, o meio ambiente e sem reduzir a produtividade”, complementa Rugeri. Sobre o Projeto Lavoura de Resultados, o assistente técnico estadual destacou os bons resultados obtidos desde o seu início, em 2013. “A consequência tem sido melhor do que planejamos. Os técnicos têm maios segurança nas orientações e os agricultores estão satisfeitos. É através do conhecimento que se consegue avançar nos sistemas produtivos”, ressaltou.
Na segunda estação, os participantes receberam orientações sobre o manejo do solo e velocidade de semeadura com orientação dos pesquisadores da Embrapa José Eloir Denardin e Antônio Fanganello. A estação seguinte abordou o manejo consciente de fungicidas, sendo coordenada pela representante da Syngenta Juliane Hanel. E, na última estação, o gerente geral de equipamentos, tratores e colheitadeiras Diovane Rodrigues e o gerente da filial de Espumoso da Masey Ferguson, Lauro Kuhn, falaram sobre tecnologia de aplicação de aplicação de produtos fitossanitários.
O agricultor Nilson Moraes, do município de Barros Cassal, relata que já realiza o Manejo Integrado de Pragas na lavoura de 60 hectares que cultiva soja. “Com o manejo reduzi os custos de produção. Foi muito bom participar hoje, gostei muito. Em especial sobre o manejo de solo”, relata.
Na oportunidade, a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lúcia Souza, destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidas pela Instituição. “A Emater é destaque nacional pelo trabalho que realiza junto aos agricultores familiares do Rio Grande do Sul e muito disso se deve às parcerias que possuímos e que fazem as ações chegarem a mais pessoas, como esse evento que realizamos hoje”, frisou Lúcia.
O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar em parceira com a Embrapa, Massey Ferguson e Syngenta e contou com o apoio da Prefeitura de Mormaço, Coagrisol e Sicredi.
Login exclusivo para assinantes