17/08/2020 753
Crédito: Divulgação
Encontros virtuais quinzenais farão parte da vida de cerca de 100 jovens rurais e mais de 40 extensionistas que participam do curso Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que iniciou nesta quinta-feira (13/08). A promoção é da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Passo Fundo.
O curso tem como objetivo oportunizar aos jovens rurais conhecimento, informações e acesso às políticas públicas que permitam o desenvolvimento de projetos e ações, visando seu empoderamento, crescimento pessoal e profissional e preparem para a sucessão familiar.
De acordo com a coordenadora do curso e extensionista da Emater/RS-Ascar, Doriana Miotto, no conteúdo programático estão aulas sobre gestão da propriedade rural, associativismo e cooperativismo, diversificação da produção, políticas públicas, tecnologias, educação e promoção da saúde, entre outros assuntos. Ela explica que os participantes terão como meta a realização de um projeto nas áreas social, econômica ou ambiental, que terá a assistência técnica dos extensionistas dos escritórios municipais da Instituição.
O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, em sua fala de abertura, enalteceu a iniciativa e a participação dos jovens. “É fundamental a qualificação para o futuro e para empreender. Precisamos ver a propriedade como uma empresa. Tenham orgulho de empreender no meio rural e de produzir alimentos. Esse curso inaugura um momento ímpar. Que possamos seguir com qualificações e temas escolhidos pelos jovens. Nos sentimos orgulhosos desse trabalho”, destacou. O gerente regional adjunto, Dartanhã Luiz Vecchi, também salientou a importância da busca pelo conhecimento. “Cada um de vocês vai ter oportunidade de obter informações, organizar e aplicar nas suas propriedades”, ressaltando a riqueza da troca de experiências entre jovens de 42 municípios.
Doriana Miotto contou que quando a ideia do curso surgiu era para ser presencial, no entanto, as condições impostas pela pandemia alteraram o formato. “Mas diante de cada problema ou desafio temos oportunidade”, disse Doriana.
Palavra dos jovens
Ao serem questionados sobre a vida no meio rural os participantes expressaram suas opiniões. Para o jovem André Deon, do município de Ciríaco, a possibilidade de fazer o próprio horário e as próprias escolhas no seu negócio (propriedade rural) e viver com melhor qualidade de vida são os pontos altos de viver e trabalhar no meio rural. Para a jovem Ana Laura Dalla Giacomassa, do município de Ibiraiaras, o agro é a melhor opção. “É algo que amo de todo coração. O agro é tudo, é o que alimenta o mundo e nós temos uma qualidade de vida melhor por estarmos lado a lado com a natureza”, afirmou.
Já a jovem Bruna Sgarbossa, do município de Caseiros, ressaltou que “é o lugar onde tu plantas e colhes tudo o que precisas e, além de alimentares a tua família, ainda alimenta toda a população da cidade”.
“Cresci vendo minha família trabalhando no campo e com o passar do tempo comecei a ajudar também e peguei gosto pela agricultura. Saber que pessoas precisam dos agricultores e dar continuidade ao trabalho da minha família é muito gratificante”, disse a jovem de David Canabarro, Ana Laura Biffe.
Login exclusivo para assinantes