01/06/2020 1759
Sicredi Cooperação RS/SC - Carazinho/RS
A Cooperativa Sicredi Cooperação RS/SC sempre valorizou o agronegócio e disponibiliza produtos e serviços específicos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor.
Nesse sentido, os dirigentes da Cooperativa estiveram reunidos com os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais na última sexta-feira, 22, para detalhamento das linhas especiais de créditos que tratam as Resoluções 4801/2020 e 4802/2020, lançadas pelo Governo Federal em apoio aos produtores rurais que desenvolvem atividades agrícolas e pecuárias.
Na reunião, realizada em sala virtual, foram apresentadas as especificações da Resolução n.4801/2020, que estabelece as condições de prorrogação do pagamento de operações em caso de problemas relacionados à Covid-19 e da Resolução n. 4802/2020, que trata as condições de renegociação da estiagem. As linhas especiais visam atender os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) dos municípios que tenham decretado situação de emergência até 09 de abril deste ano.
De acordo com o diretor executivo da Sicredi Cooperação RS/SC, Nélio Heller, a Cooperativa está realizando diversas ações para minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia e da estiagem na região. “Em ambos os casos, os produtores rurais podem procurar as agências da Sicredi Cooperação RS/SC para mais informações e, caso se enquadrem nos critérios, realizar a contratação da linha de crédito que atenda a necessidade da sua propriedade”, explica.
O Presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, reforçou o compromisso da Cooperativa com o meio rural. “Fazemos questão de ressaltar a forte ligação que temos com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que são importantes parceiros nas ações de apoio e desenvolvimento do homem do campo. O produtor rural sabe que pode contar com o comprometimento da Sicredi Cooperação RS/SC e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais”, destaca o Presidente.
Linha especial para estiagem
Os agricultores que tiveram prejuízos em decorrência de seca ou estiagem podem utilizar o crédito de duas formas: para custeio agrícola e pecuário, contemplando todas as despesas do ciclo produtivo da lavoura ou da exploração pecuária ou para aquisição antecipada de insumos. Em ambos os casos, o orçamento pode ser destinado à manutenção familiar em até 40% no caso do Pronaf, e em até 25%, para o Pronamp.
A linha prevê benefícios como prazo de quitação de até 36 meses, incluídos até 12 meses de carência, e taxas especiais. Os interessados na contratação devem procurar uma agência da Sicredi Cooperação RS/SC para verificar mais detalhes e critérios de enquadramento.
Prevenção
Além das linhas de crédito emergenciais, a Cooperativa também tem contribuído na prevenção ao coronavírus em várias frentes: as agências estão operando com restrição e limitação de atendimento, o uso dos canais digitais como o aplicativo e internet banking tem sido estimulado, e os colaboradores tem realizado reuniões virtuais e a adotado o trabalho em home office.
Além disso, o Sicredi disponibiliza aos seus associados o aplicativo Sicredi Conecta, uma plataforma gratuita de compra e venda de mercadorias que pode ser utilizada tanto por consumidores pessoa física, como por empresas para e-commerce e também por produtores rurais que desejam divulgar seus produtos, sendo também um incentivo ao comércio local.
Login exclusivo para assinantes