03/02/2020 1497
Crédito: Divulgação/ Internet
A Prefeitura de Ibirapuitã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- Vigilância Epidemiológica e com o apoio das agentes comunitárias de Saúde, realizou do dia 07 a 16 de janeiro de 2020 o levantamento rápido do índice de Aedes aegypti (LIRAa).
O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde que busca orientar as ações de controle da dengue priorizando as áreas infestadas pelo mosquito transmissor da doença. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas.
Seguindo dados da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município de Ibirapuitã apresentou índice baixo infestação predial, onde nenhuma amostra foi apontada, de 601 vistoriadas.
“Graças a este resultado o município encontra-se atualmente em “baixo risco” de sofrer uma epidemia de dengue. Isto se deve principalmente aos cuidados que a população ibirapuitense abordou em manter caixas d’água e tonéis vedados, pratinhos de vasos de planta removidos e entulhos foram devidamente acomodados. Apesar deste resultado a população não pode facilitar, pois o Aedes se multiplica rapidamente se caso abandonarmos os cuidados necessários”, reforça a secretária de Saúde Marina Morais Paz.
Login exclusivo para assinantes