Alunos da Emef João Alfredo Sachser participaram de Concurso de Oratória

17/05/2019      3397

Crédito: Divulgação

A  Emef João Alfredo Sachser, localizada na comunidade de Três Lagoas, município de Ernestina, realizou na manhã de quarta- feira ( 08/05) um Concurso de Oratória. Segundo a professora de língua portuguesa Adilse Doehring. “ O projeto foi divulgado pela  JCI, e como eu trabalhei ano passado na Emef Educarte aqui de Ernestina, nós participamos. Esse ano, por eu estar trabalhado aqui no Sachser  eu fiz o pedido para que os alunos participassem.” A professora Adilse, ainda disse, que a participação dos alunos nesse concurso é uma oportunidade incrível de conhecimento .
 
A professora ainda conta, que quando convidou os alunos para participar do concurso eles ficaram receosos. “ Um dos maiores medos deles era o de falar em público, mas ao mesmo tempo, eles agarram a causa e se empenharam muito, houve dedicação da parte de todos eles.”, conta Adilse.
 
Foram alguns alunos do 8º e 9º ano da Emef que participaram do concurso,  somando 6 educandos. Os estudantes,  precisavam escrever  uma redação sobre o  tema “ Como aceitar as diferenças e tratar as pessoas sem máscaras ou estereótipos” e foram julgados pela sua redação e pela oratória na hora de apresentá-la.
 
Foram 4 jurados que analisaram a participação de cada um dos 6 alunos, Cristiane Alberton Franco, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio, do município de Santo Antônio do Planalto, a  secretária da Educação do município de Ernestina Ingrid Worst, a neurotrainer e especialista em autoestima Fabrine Araújo, e a estudante de jornalismo Isamara Baumgratz.
 
Adilse Doehring, ainda disse que os alunos sempre buscavam ajudar uns aos outros. “ Todos torciam um pelo outro, dando dicas uns aos outros.”, comenta.
 
A secretária da Educação de Ernestina, Ingrid Worst, comentou que o concurso de oratória que os alunos da Emef João Alfredo Sachser participaram é uma excelente oportunidade de crescimento educacional, onde os alunos se disponibilizam a escrever sobre um determinado tema e apresentá-lo aos demais.
 
A aluna que ganhou o concurso e vai para a próxima fase que será realizada na UPF, foi Thainá Grando Lago do 9º ano . Uma das propostas da redação, era inserir acontecimentos pessoais nela, e Thainá abordou o Bullying que sofreu na escola. “ Quando eu comecei a escrever a redação, eu procurei colocar algo meu nela, algo que eu tinha vivido, foi ai que lembrei do Bullying que sofri.”, conta a aluna.