Professores dos municípios de Ernestina e Tio Hugo participaram de palestra sobre Educação Inclusiva

13/05/2019      1636

Divulgação/Assessoria de Imprensa de Ernestina

Ao falarmos sobre inclusão no espaço escolar, devemos indagar como incluir. A Educação Inclusiva é regulada por várias normas, mas podemos dizer que ela encontra seu fundamento na Constituição Federal de 1988, que determina a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola para todos e, também, a oferta de Atendimento Educacional Especializado, preferencialmente no ensino regular. A educação inclusiva proporciona mudanças significativas na organização da escola e na qualidade das respostas dadas às necessidades dos alunos.


Dedicando especial atenção a essa modalidade de ensino, as Secretarias Municipais de Educação de Ernestina e Tio Hugo, proporcionaram, na noite de 6 de maio o primeiro Encontro de Formação sobre a Educação Inclusiva, o Encontro ocorreu na Emef Educarte de Ernestina.

 Os professores foram recebidos com um delicioso lanche cooperativo, pelas merendeiras das escolas municipais, com organização especial das responsáveis pela cozinha da Emef  Educarte.
Nessa formação estiveram presentes professores, atendentes e monitoras da Educação Básica Municipal de Ernestina e Tio Hugo sendo que os trabalhos estiveram a cargo da neuropsicopedagoga Miriane Nunes, do Instituto Desafios, de Cachoeira do Sul, que abordou as dificuldades e distúrbios de aprendizagem-conhecendo para intervir.
As Secretarias da Educação dos dois municípios fortalecem essa parceria pensando em atender as demandas que cada vez mais estão presentes no cotidiano escolar, assim, os envolvidos nesse processo sentem-se mais seguros e acolhidos para vencer os desafios.