15/04/2019 1571
Divulgação/Assessoria de Imprensa de Victor Graeff
Victor Graeff investe em cultura, diversos projetos e eventos culturais são realizados na cidade da Mais Bela Praça, um deles envolve a música, a Orquestra e o Coral Municipal levam o nome do município para o todo o Estado. Na sexta- feira (05), a Orquestra e o Coral realizaram uma apresentação em Porto Alegre, como parte da programação do 30º Fórum Estadual das Secretarias de Educação do RS.
Um público de mais de mil pessoas acompanhou a apresentação no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dentre diretores de educação, prefeitos, técnicos das secretarias, professores, gestores escolares de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Sob a regência de Carlon Ramos, e coordenação dos professores Bianca Vieira, Júlia Kuhn, Gabriel Beulke e Delmar Horlle, a apresentação contou com um repertório de cinco músicas, com a participação dos cantores solistas Júlia Kuhn, Veridiane Becker e Diego Prestes, além de convidados de Carazinho, Saldanha Marinho, Passo Fundo, Sarandi e Erechim, totalizando 65 músicos.
O regente Carlon Ramos explica que este show foi a oportunidade de levar um trabalho inédito que é realizado em Victor Graeff, de forma a divulgar a cultura da nossa cidade.
A Orquestra Municipal é um projeto idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social. As Secretárias das duas pastas salientam que é o projeto era uma das metas da atual administração.
A secretária de educação, cultura, desporto e turismo, Natalia Wilhelmsen explica que a Orquestra é um projeto grandioso e único em nossa região e existe devido a união de muitos esforços e construção de parcerias. O objetivo principal é estimular e desenvolver as habilidades musicais nas crianças e adolescentes, oportunizando práticas de participação social, além de ampliar o repertório cultural e senso estético musical da comunidade regional.
Já a secretaria de saúde e assistência social, Simone Lammel ressalta que esse projeto era um grande sonho e que hoje está concretizado, já é uma realidade. “Valorizamos assim as crianças e jovens, tão importantes para o desenvolvimento do nosso município”.
De acordo com a diretora do departamento de cultura e turismo Cristiane Savadintzky, são oferecidas oficinas de Canto Coral, Flauta Doce, Percussão, Sopros, Violino, Violoncelo, entre outros.
As aulas e ensaios acontecem todas as sextas-feiras na EMEF Leonel de Moura Brizola. Mais informações sobre horários e vagas para as oficinas podem ser obtidas junto aos professores EMEF Leonel ou no Museu Municipal.Login exclusivo para assinantes