01/04/2019 801
Divulgação/Assessoria de Imprensa de Santo Antônio do Planalto
O município de Santo Antônio do Planalto sempre teve um olhar especial para a gestação e entende a importância do acompanhamento pré-natal abrangente nas ações em saúde. Por isso, valoriza e apoia os Grupos de Gestantes que fazem parte do acompanhamento pré-natal. Eles têm como objetivo, dar suporte e fortalecer as mulheres enquanto gestantes para que desenvolvam autoconfiança, e compreenda esse ciclo da vida, através de conversas informais com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), lanches educativos e atividades extra unidades.
Os encontros são realizados momentos antes da gestante ter consulta ginecológica, para que assim, ela tenha contato com outros profissionais e serviços da UBS. Neste ano, os encontros ocorrem na última terça-feira de cada mês, às 08h na UBS, acompanhado de um café da manhã para as gestantes e familiares que queiram participar.
O primeiro encontro do novo Grupo, já ocorreu, nele, foi passado informações sobre o Grupo, como a importância de participar das atividades para melhores benefícios. Também foi solicitado temas para que sejam abordados nos demais encontros, com ênfase na necessidade de agendar a visita à maternidade como atividade subsequente.
Outra atividade extramuros são as fotos de gestante, hoje realizadas por profissional terceirizado, que faz um excelente trabalho com ensaio externo, o que valoriza o momento e beleza de cada gestante. A coordenadora autoriza as fotos de acordo com a idade gestacional (IG) de cada uma, considerando as particularidades e evolução de cada gestação.
A Secretaria Municipal de Saúde busca por meio de recursos disponíveis, uma forma de viabilizar, além de fotos, a entrega de kit gestante, para as gestantes que participarem de todos os encontros e atividades.
Outra atividade muito valorizada, é o momento com os papais, tratado com olhar diferenciado pois sabe-se da importância em ter o pai junto da mãe, valorizando a participação e envolvimento durante a gestação, com apoio e suporte, sentindo-se acolhido e olhado como alguém que é parte importante desse processo.
A visita à maternidade ocorrerá dia 18 de abril e será abordada a amamentação. No dia 28 de maio será sobre puerpério e vacinas, no dia 25 de junho sobre alongamento para gestantes, dia 30 de julho sobre saúde bucal, dia 27 de agosto sobre alimentação complementar, dia 24 de setembro, sobre desenvolvimento da fala, dia 22 de outubro está em aberto e dia 26 de novembro o encerramento.
Login exclusivo para assinantes