Secretária da Saúde e Brigada Militar realizam parceria

25/03/2019      1655

Isa Baumgratz/Jornal O Mensageiro

A Vigilância Sanitária o Departamento da Secretária da Saúde, adquiriram no mês de março um drone. O aparelho, foi adquirido de recursos oriundos da Vigilância em Saúde e contrapartida do município.

Segundo Leonel da Silva Borba, secretário municipal de saúde e assistência social, o treinamento que os Policiais Militares participaram é uma parceria  da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Brigada Militar “ A vigilância sanitária não pode operar os drones sem segurança, portanto, no município de Ernestina foi realizado essa parceria. O drone vai trabalhar tanto para a segurança pública, quanto para o acompanhamento, e intervenções que a Vigilância Sanitária realiza”, comenta Leonel.

Essa parceria, busca também diminuir as ações contra o meio ambiente em locais de difícil acesso e também no auxilio de investigações que a Brigada Militar realiza.

O trabalho da Vigilância Sanitária, é monitorar como estão as condições de saneamento do município, tanto na parte ambiental quanto os projetos em que o município está inserido, como no caso do projeto de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, o  Aedes aegypti.

Em alguns casos após o intermédio da Vigilância, outras ações são realizadas, como uma ação ambiental, em que o órgão da Vigilância Sanitária trabalha juntamente com o Setor Ambiental. “ Em alguns casos esses procedimentos, irão gerar uma denúncia, e após vira um ato jurídico, por isso a importância da Brigada Militar”, relata o secretário.

O instrutor do curso de capacitação de operadores de Aeronaves remotamente controladas ( drones), que a Brigada Militar de Ernestina participou, relata que, o curso consiste em capacitar operadores de drones, e que com essa capacitação eles ficam habilitados a pilotar qualquer drone em modo recreativo, comercial ou governamental. O instrutor Jorge Luís Gaio, ainda informa que após o curso todos operadores e aeronave estarão devidamente cadastrados na agência Nacional de aviação Civil ANAC, podendo operar em espaço aéreo de até 400 pés de altitude.

O Sargento Pimentel da Brigada Militar de Ernestina, relata que  a atividade policial irá melhorar através das imagens e vídeos que o equipamento fornece em tempo real. “ Serão abordagens e algumas diligências em locais de difícil aceso e ações de inteligência, sempre visando a preservação da ordem publica e a integridade dos cidadãos e dos patrimônios.”, comenta o Sargento Pimentel Comandante do grupo.

O secretário municipal da saúde e assistência social, ainda informa que no município ocorrem vários casos em que  são encontrados depósitos a céu aberto, como caixas d’ água, objetos que os moradores armazenam em suas residências,  resíduos de construções  “ Muitas vezes o vigilante não tem aceso ao interior dos terrenos, e agora, com a operação do drone poderemos vistoriar todo o município.”, finaliza o secretário.