25/03/2019 1768
Isa Baumgratz/Jornal O Mensageiro
Em alusão aos 31 anos de emancipação político-administrativa do município de Ernestina, o Museu Histórico Dona Ernestina, irá realizar uma exposição fotográfica.
A exposição conta com imagens de um significativo resgate histórico desde os primórdios, época em que a área era habitada pelos indígenas. Seguindo ao período jesuítico e bandeirante, depois o “povoamento” por luso-brasileiros e a colonização por descendentes de imigrantes europeus. Descreve-se a evolução político-administrativa, o Quarteirão do pessegueiro, a Colônia Ernestina, o Distrito de Ernestina, o Município de Ernestina. O Povoado, a Vila e o Município. Destaque maior é dado aos eventos e às realizações do povo ernestinense no passado e no presente.
A exposição também vai mostrar às fotografias de Ernestina Kruel Niederauer Loureiro (que deu origem ao nome da cidade) e de Antônio José da Silva Loureiro, o Barão (o qual adquiriu áreas de terras, conhecida como Posse Barão, dividiu em lotes coloniais vendidos em sua maior parte aos descendentes de imigrantes alemães.
A coordenação do Museu é do historiador Alexandre Aguirre, que ressalta ainda que a exposição contará com a visita de alunos da rede municipal de educação e da rede estadual. “ A exposição é gratuita e toda a comunidade está convidada à participar, além da comunidade da região. Às escolas poderão visitar a exposição por meio de agendamento onde será realizado pelas diretoras das respectivas unidades de ensino”, comenta.
Aguirre ressalta ainda, que alguns documentos da época da colonização do município foram encontrados e que muitas histórias foram desvendadas, como por exemplo, a origem do nome da cidade de Ernestina, tudo fundamentado em documentação é uma profunda pesquisa realizada em arquivos. Também foi encontrado a matricula que comprova a doação da área Praça Pública da Vila Ernestina doada em 13 de abril de 1950 por João Fernando Kruel e Aurora Loureiro Kruel ao município de Passo Fundo. E que em 29 de agosto de 1991 foi averbada a transferência para o município de Ernestina.
A abertura da exposição fotográfica será no dia 08 de abril e irá permanecer até o dia 08 de maio, os horários para visitação iniciam as 09 da manhã fechando ao meio dia, e das 13horas até as 17 horas. Mais informações, como o agendamento de visitas, ligar para a Prefeitura Municipal pelos fones: 3378-1105 ou 3378-1122.
Login exclusivo para assinantes