26/12/2018 693
Divulgação/Jornal O Mensageiro
No início do ano letivo de 2018 a proposta “Unidos por uma educação inovadora, fraterna e sustentável” foi apresentada às escolas. O tema foi proposto pela Secretaria de Educação representada pela secretária Roseli de Oliveira Arendt, juntamente com a equipe de Orientação e Supervisão Escolar pedagoga Andrea de Mello Lopes, psicóloga Tarciana Franco Roese e diretoras Tânia Mara Wagner e Solange Ema. A partir desse tema, a Emei Professora Marisa Margarida ficou responsável por construir o caminho das flores e a Emef São Paulo pelo monumento da paz.
No decorrer do ano, os professores realizaram muitas atividades em sala de aula referente ao tema Paz. As atividades contaram com a colaboração e apoio dos demais profissionais das escolas e famílias.
Todas as turmas do 1º ao 5º ano da Emef São Paulo construíram em sala de aula, juntamente com os professores e ideias trazidas pelas famílias protótipos de como poderia ser o “Monumento da Paz”. Os protótipos foram avaliados por uma comissão de profissionais, entre eles: o engenheiro Alexandre Menegazzo, a arquiteta Josiane Pasqualotto e a designer Francine Hummes.
Os trabalhos apresentados foram de muita criatividade, difícil de realizar a escolha do monumento. O trabalho construído pela turma do 2º ano da Emef São Paulo, com o apoio da professora Liselene Cristine da Fontoura Bratz, da aluna Natália Martins Strasser com a participação de sua família: a mãe Raquel Martins Strasser, o pai Volmir Strasser e o irmão Leonardo Strasser, presentearam a Praça Dirceu Lúcio Allebrand com um lindo “Monumento da Paz.”
A Emei Professora Marisa Margarida através do Projeto “Flores” desenvolvido pela professora Franciele Catia Soletti, com as turmas de Jardim A/B e com o trabalho voluntário dos colaboradores Anegrid dos Santos, Eliana Delazeri, Rodrigo Felicetti, Felipe Anhai , Marcelo Pfad, Luciana Moreira e demais funcionários da Secretaria de Obras prepararam o embelezamento da Praça. Esse grupo da Emei Professora Marisa Margarida está identificado como “Patrulheiros da Pracinha Dirceu Lúcio Allebrandt”.
As demais turmas Berçário A/B Maternal I A/B, Maternal II A/B, Pré A/B, professores e demais funcionários da escola com o apoio dos secretários e funcionários das secretarias de Educação e Cultura, Obras concretizaram o “Caminho Das Flores” para receber o “Monumento da Paz”.
A Caminhada pela Paz e inauguração do Monumento da Paz contou com a participação e envolvimento da Rede Municipal de Ensino, Secretarias, famílias, comunidade em geral, autoridades representadas pelo prefeito Municipal Elio Gilberto Luz de Freitas, vice-prefeito Gerno Altmann, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rodrigo Maier, vereador César Formentini, vice-presidente do Sicredi Alto Jacuí Gervásio Dill, secretária de Educação e Cultura Roseli de Oliveira Arendt, diretoras das escolas municipais Tânia Mara Wagner e Solange Ema Müller, coordenadoras locais do Programa “A união Faz a Vida” Andrea de Mello Lopes e Oneida de Fatima Bissoto e professora Liselene Cristine da Fontoura Bratz, as soberanas do município Lara Ercego, Yohanna Surkamp e Angélica Duarte. Participou da programação o professora e escritor João Claudio Arendt e sua família.
As autoridades deixaram sua homenagem aos idealizadores do Projeto “Monumento da Paz” e uma grande reflexão sobre o verdadeiro sentido da palavra paz em nossa sociedade nos dias atuais.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Escolas Municipais agradecem especialmente a parceria entre Administração Municipal e Programa “A União Faz a Vida”, Rede de Educação PUFV, a Secretaria de Obras, Secretaria da Agricultura e o professor Jussie Rafael Albuquerque Berwig (Tuta), que participou ativamente de cada etapa da concretização do Monumento da Paz e Caminho Das Flores.
“Encerramos o ano letivo de 2018 com a marca da Paz em nosso município, o desejo de um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas conquistas e realizações”, deseja a direção da Emei.
Login exclusivo para assinantes