Escritores brasileiros são trabalhados em sala de aula

26/10/2018      1539

Divulgação/Assessoria de Imprensa de Victor Graeff

O Brasil é um país rico em literatura, vários escritores nacionais norteiam os estudos das letras em sala de aula. Em Victor Graeff os estudantes da EMEF Marcílio Dias, a única escola ativa no interior do município, trabalham a leitura de diversas obras consagradas.

 

Educação infantil, anos iniciais e ensino fundamental, estudam obras de Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Pedro Bandeira e outros. O conteúdo dos livros condiz com o currículo de cada turma, como o 5º ano que aborda a cultura gaúcha nas aulas de história, trazendo para a disciplina fragmentos de livros como O Continente, de Veríssimo.

 

Dentre as ações desenvolvidas pelos estudantes da escola estão é claro a leitura das obras, interpretação, confecção de cartazes, exibição de filmes baseados em algumas obras, caricaturas e até teatro.

 

Os estudantes adoram as atividades. A professora Janaina Giehl, que atua na educação infantil, salienta que a leitura é um tesouro que pode ser redescoberto todos os dias de diferentes maneiras, onde criamos e recriamos os mais diferentes cenários, a cada página nos tornamos um personagem prestes a viver novas experiências. “Na educação infantil este estímulo é fundamental, pois é através da leitura que buscamos cultivar o que é mais puro em nossas crianças: a imaginação”, explica Janaina.

 

O incentivo ao gosto pelos livros na Rede Municipal de Educação de Victor Graeff é uma constante.  A proposta que visa despertar as crianças e adolescente para os livros, largando um pouco as redes sociais e celulares, partiu da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, onde todas as escolas do município estão conhecendo obras e autores brasileiros, atividades estas, já em preparação à Feira do Livro – Páginas da Nossa Terra, que ocorre nos dias 29 e 30 deste mês.

 

Para a coordenadora pedagógica da EMEF Marcilio Dias, Bruna Scharlau o hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.  Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.