Rosa é a cor da prevenção na Cotrijal

24/10/2018      1628

Divulgação/Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Um mês de olhar atento à saúde das mulheres. Em outubro, a Cotrijal veste a cor rosa para chamar atenção das colaboradoras sobre a importância dos cuidados e prevenção, principalmente, ao câncer de mama e colo de útero.

 

Ações de conscientização estão sendo realizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Cotrijal, tanto da Sede quanto das unidades. Em Não-Me-Toque, as CIPAs Sede, Supermercados, Loja, Transportes e Fábrica de Rações promoveram palestra na quinta-feira (11/10) com o médico Marcelo Yoshihara Dias, reunindo 70 mulheres no Restaurante Eventus.

 

"O diagnóstico precoce inicia com a ultrassonografia da mama e depois passa para a mamografia, indicada a todas as mulheres a partir dos 40 anos. Quando a mulher possui histórico de câncer de mama na família, o exame é indicado a partir dos 30 anos. Por isso, a importância de realizar consultas frequentes e os exames de rotina. Diagnosticando cedo, o tratamento é mais efetivo e as chances de cura são maiores", revelou o médico.

 

Segundo Marcelo Yoshihara Dias, o tabagismo, a má alimentação, o sedentarismo e o consumo de álcool acentuam o risco de desenvolver câncer. "Esses fatores aumentam em 28% a probabilidade da mulher ter câncer de mama", acrescentou.

 

Fabiane Luiza Muller, auxiliar administrativa do Departamento Pessoal da Cotrijal, participou da palestra e se mostrou interessada com o assunto. Apesar de ser jovem (26 anos) e ainda faltarem alguns anos para alcançar a idade em que é recomendada a realização da mamografia, ela está atenta a todos os detalhes da sua saúde. "Momentos em que podemos obter as informações confiáveis, com credibilidade, com profissionais, são muito valiosos. A grande lição que eu levo é que a prevenção é a palavra chave para qualquer doença", enfatizou.

 

 

Organização empenhada 

 

Antes da palestra, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, cumprimentou as colaboradoras, em nome da direção da cooperativa. Ele lembrou da importância da prevenção. "O Outubro Rosa é um momento muito simbólico e emblemático, para lembrar as mulheres de se cuidarem, de terem um olhar atento à saúde. A prevenção é sempre o melhor remédio", apontou. Também esteve presente a conselheira representante dos líderes de núcleo da região sede, Roveni Lúcia Doneda.

 

"O objetivo é fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce da doença. Nosso dia a dia é sempre muito corrido, por isso, é importante tirar um tempo para informação e atenção", alertou Tiago Mendes, presidente da Cipa Sede.

 

 

Exames preventivos

 

Entre os dias 9 a 11 de outubro também aconteceu na Cotrijal em Não-Me-Toque a coleta do material para os exames preventivos. A Secretaria de Saúde disponibilizou um ônibus que esteve no pátio da sede da Cotrijal e o atendimento também foi feito na sala da medicina do trabalho.

 

A compradora da Loja Cotrijal Sede, Márcia Antônia Schneider, aproveitou a oportunidade e realizou os exames. Anualmente ela faz o preventivo e também a mamografia. "Procuro o médico frequentemente, para uma vez ao ano realizar um check up geral. O papel da Cotrijal em disponibilizar isso é fundamental, uma responsabilidade social enorme, pois muitas mulheres não tem esse mesmo hábito de prevenção", mencionou.