11/10/2018 2047
Divulgação/Arquivo Pessoal
Por volta de 1990 começou a se falar em rádio comunitária. Mas foi em 2006 que um grupo de pessoas de Ernestina criaram a Associação Radiodifusora Verdes Campos. Segundo nos conta o Diretor Presidente, Rudimar Hahn, com o projeto em mãos, documentos reunidos, a autorização para a associação implementar a rádio foi outorgada em agosto de 2013. Com a notícia, a busca por equipamentos começou, e foi possível com aporte por recursos de empresários locais e amigos que auxiliaram para que o embrião, os equipamentos essenciais fossem adquiridos.
Em setembro do mesmo ano a rádio passou a funcionar em caráter experimental. Com a licença definitiva, em 12 de outubro de 2013, a Rádio Verdes Campos passou a operar e transmitir para todo o município de Ernestina na frequência 104.9 MHz.
Troca de frequência
A primeira frequência da rádio, com interferências, impedia que toda a comunidade fosse atendida, e a troca desta foi solicitada e aprovada, e em 2015 passou a operar em 98.3 MHz. O sinal mais limpo fez com que os munícipes ernestinenses em sua totalidade e também de municípios vizinhos conhecessem a rádio, expandindo a comunicação.
Com a migração das rádios do AM para FM, a Verdes Campos teve sua frequência alterada novamente, e desde o dia 03 de setembro de 2018, o atual sinal 88.1 MHz, tem permitido a recepção do sinal de forma mais nítida do veículo de comunicação de Ernestina, abrangendo a comunidade regional.
Programação
Hoje a gerência da rádio é de Rafael Hahn, que conta que a programação sempre contou com apresentadores que gostassem do meio, porém, sem experiência com a comunicação, e estas apostas deram certo.
A troca de frequência foi fundamental para o crescimento da Verdes Campos. “Com a troca de frequência, notou-se o crescimento da audiência, e também a participação do ouvinte”, fala Rafael.
Com novo estúdio, na rua Flavio Schimidt, a acessibilidade é referência. Locutores ao vivo oferecem uma programação que inicia as 6h e segue até as 21h, que atendendo a solicitação do público, agora conta com o locutor Eder Lodi na equipe de apresentadores.
Ao longo dos cinco anos novos programas foram criados, atendendo os anseios da audiência, que sempre apoiou com sugestões e participando.
A rádio conta com quatro programas diários:
6h às 8h – Buenas vivente, é hora do mate: apresentador João Brito
8h às 11h40min – Bom dia: apresentador Rafael Hahn
13h às 18h – Tarde legal: apresentador Eder Lodi
18h às 21h – Comando 88: apresentador Rudimar Hahn
Além de programas semanais e religiosos.
5 anos com a Verdes Campos
São cinco anos de atividade da rádio Verdes Campos e cinco anos que João Brito é apresentador de rádio. Atuante no ramo da música gauchesca, ele foi convidado por Rudimar a fazer parte da equipe de apresentadores, aceitou, e segue junto com a rádio desde então.
Para Rudimar, João é um exemplo por sua dedicação, simplicidade, profissionalismo e responsabilidade.
Muitas pessoas já passaram pela rádio, e cada uma fez com que o veículo crescesse e se tornasse o que é hoje.
João conta que entrou na rádio pela música, mesmo sem contato algum anteriormente, topou o desafio. O nervosismo foi no primeiro programa, mas o conhecimento pela comunicação foi conquistado com o tempo, e hoje vê cada dia como um novo desafio, uma emoção diferente.
O programa de João, das 6h às 8h, permite que concilie a rádio com seu trabalho no mercado. Entregador de rancho, ele conta que é reconhecido onde vá. “Onde chego, mesmo sem conhecer as pessoas, elas contam que escutam e gostam do programa. Com a nova frequência aumento ainda mais a audiência, até mesmo no interior”.
Com o programa no início da manhã o locutor procura atender o público ao iniciar do dia. “Tenho prazer em fazer parte da manhã de cada um. Os principais ouvintes é o homem do campo, e fico contente em saber que hoje, um número incontável de pessoas estão escutando”.
Login exclusivo para assinantes