Merendeiras e profissionais de limpeza do município passam por capacitação

07/08/2018      1769

Divulgação/Assessoria de Imprensa de Tio Hugo

As merendeiras que atuam nas escolas municipais de Tio Hugo participaram na segunda-feira, dia 23 de julho, de mais uma capacitação. Desta vez, as profissionais atuaram na Oficina Gastronômica, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac-RS. A atividade teve como objetivo aperfeiçoar as aptidões culinárias das profissionais, garantindo a melhora da qualidade da merenda servida nas escolas do município.

 

De acordo com a vigilância sanitária municipal, além dos cuidados com a qualidade da alimentação, também foram desenvolvidas atividades voltadas para as boas práticas na manipulação de alimentos e o atendimento as legislações vigentes. A oficina contou com aspectos importantes, tais como; Cuidados de higiene na manipulação dos alimentos em todas as etapas da preparação; seleção de insumos, equipamentos e utensílios de trabalho; técnicas de preparo de receitas com carnes, legumes, massas, arroz; Técnicas de reaproveitamento de alimentos; técnicas de preparo de lanches, bolos, biscoitos, pães e cucas.

 

Além dos cuidados com a alimentação, a limpeza dos ambientes também foi abordada nas capacitações. Na terça 24 de julho foi realizada na Sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde uma Capacitação para merendeiras e profissionais da limpeza das escolas e órgãos públicos do município. O trabalho foi realizado com a colaboração da coordenadora de Vigilância em Saúde, Enfermeira Teresinha de Oliveira Rodrigues, em parceria com a Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de qualificar as servidoras e ampliar seus conhecimentos referentes às boas práticas de limpeza e desinfecção.

 

As profissionais envolvidas nas atividades durante os dois dias mostraram-se satisfeitas com as abordagens trabalhadas nas capacitações. É importante frisar também, que as Secretarias de Educação e Saúde do município prezam pela formação continuada dos profissionais, tendo em vista que a qualificação profissional é um investimento com retorno garantido para o município, isso porque possibilita a melhora contínua dos serviços prestados para toda a comunidade.