Passo Fundo tem um caso confirmado e dois quadros suspeitos de varíola do macaco

19/08/2024      100

Fonte e Foto GZH Passo Fundo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na última sexta-feira (5), um caso de varíola dos macacos em Passo Fundo. O paciente contraiu a doença, também conhecida como monkeypox, em viagem à Europa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele está bem, em isolamento e sendo acompanhado em casa pela pasta.

Além deste caso, há outros dois suspeitos, que aguardam a confirmação do Laboratório Central do Estado (Lacen). De acordo com a secretária municipal de Saúde, a médica infectologista Cristine Pilati, não há conexão entre eles. “São casos com baixo vínculo epidemiológico, que não se comunicam entre si nem são relacionados com o confirmado”, afirmou.

A varíola dos macacos é transmitida por um vírus a partir do contato com as lesões da pele de uma pessoa infectada, gotículas de saliva ou objetos contaminados recentemente. O Município e a Vigilância Epidemiológica seguem monitorando o caso confirmado e os dois suspeitos.

Rio Grande do Sul tem 20 casos confirmados até o momento

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, publicado no dia 5 de agosto, o Rio Grande do Sul já totaliza 20 casos confirmados da varíola do macaco. Porto Alegre concentra a maioria deles, com cinco confirmações da doença, seguido por Viamão, com três, e Caxias do Sul e Canoas, dois cada. Além de Passo Fundo, a varíola também está presente em Esteio, Garibaldi, Igrejinha, Novo Hamburgo, São Marcos e Uruguaiana, todos com um caso.