Consulta Popular é pauta em Assembleia Pública Municipal

05/06/2018      1888

Divulgação/Assessoria de Imprensa de SAP

No dia 08 de maio, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu em Santo Antônio do Planalto a Assembleia Pública Municipal referente a Consulta Popular 2018/2019. O evento reuniu mais de 50 participantes.

 

Coordenado pela presidente do Corede Produção, Munira Medeiros Awad, o momento foi de definição de algumas diretrizes referentes a consulta popular, que esse ano acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2018, somente em meio eletrônico, nas modalidades on line e off line. A votação na modalidade on line será através do site www.consultapopular.rs.gov.br, cada eleitor poderá votar apenas uma vez, em apenas um projeto da cédula e precisará do título de eleitor. Nos dias da votação, estarão disponíveis pontos de votação na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e em todas as secretarias municipais.

 

Foram definidos durante a assembleia seis projetos que irão compor a cédula de votação.

 

Confira:

 

- Manejo e conservação do solo;

 

- Videomonitoramento e cercamento eletrônico;

 

- Apoio à recuperação de estradas vicinais;

 

- Implementação de planos, programas e projetos ambientais;

 

- Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar;

 

- Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem.

 

 

Após a definição dos projetos, foram eleitos dois delegados que acompanharão todo o processo da consulta, eleitos Luciana Moreira e Auri Arendt. O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) conta com a participação de toda a população nesse importante processo democrático que possibilita que a comunidade defina onde serão investidos os recursos.

 

Para acompanhar o processo da Consulta Popular, acesse a agenda pelo link http://www.consultapopular.rs.gov.br/agenda-da-consulta/. Participe deste momento importante para o município e faça parte de novas conquistas. Após a votação, os resultados são encaminhados à Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

É através deste momento, que o Governo do Estado define valores deliberados aos cerca de 500 municípios do Estado para deliberação e investimentos à população, através de critérios de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), portanto, é de extrema importância a participação de todos os santo-antonienses.