Dia D de vacinação contra a gripe será no sábado (12)

11/05/2018      1970

Divulgação/Arquivo/Jornal O Mensageiro

O Dia D de vacinação contra a gripe é realizada em toda a região neste sábado, dia 12. A Campanha de Vacinação teve início no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho.

 

Tio Hugo

 

No próximo sábado, dia 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Tio Hugo realizará o dia D da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). A Unidade Básica de Saúde ficará aberta o dia todo no sábado das 8h às 17 para atender os cidadãos que se enquadram no grupo prioritário e que ainda não receberam a imunização. De acordo com a secretária de Saúde do município, Ana Lúcia Silva os índices de vacinação neste ano estão dentro das expectativas e a tendência é que a meta de imunização seja atingida no dia D.

 

 

A vacina da gripe

 

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.

 

Ibirapuitã

 

Neste sábado, dia 12, a Unidade Básica de Saúde estará aberta durante o dia todo para o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe.

 

“Essa é a oportunidade de imunizar as pessoas que não possuem tempo de ir até a UBS durante a semana”, respaldou a Secretária de Saúde Marina Paz. Ela também frisou da importância das pessoas quem pertencem ao grupo de risco tomar a dose vacina, inclusive as crianças, pois a procura atualmente está muito baixa.

 

A UBS ficará aberta das 08h às 17h para a imunização.

 

 

Grupo prioritário:

 

Pessoas a partir de 60 anos

 

Crianças de seis meses a cinco anos

 

Trabalhadores da área de saúde

 

Professores das redes pública e privada

 

Mulheres gestantes e puérperas

 

Indígenas

 

Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)

 

Profissionais do sistema prisional

 

portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza