09/10/2020 888
Crédito: Divulgação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alfredo Sachser, localizada na comunidade de Três Lagoas, interior do município de Ernestina, implantou a Cooperativa Escolar União e Conquistas, em 2019, como finalidade educativa de desenvolver atividades econômica, sociais e culturais em benefício dos associados. O objetivo inicial era o aprendizado voltado à produção de trufas para serem comercializadas pelos alunos nas promoções da escola. Neste ano, em reunião à distância, devido a pandemia da Covid-19, a diretoria avaliou a possibilidade de fabricar produtos de higiene e limpeza, visando estimular a prevenção e manutenção da saúde através dos cuidados básicos de higiene. Após avaliação, iniciou a produção dos produtos com apoio da Emater/RS-Ascar.
A escola funciona no turno da manhã e atende 40 alunos, sendo a maioria filhos de pequenos agricultores, que tiram seu sustento de atividades agrícolas como o plantio de cereais, da bacia leiteira, da agricultura familiar e uma minoria de outras atividades. O educandário participa de projetos voltados à educação ligados ao meio rural, que visa formar indivíduos conscientes e capazes de interagir com a natureza e com o meio onde estão inseridos, de uma forma benéfica, fazendo com que eles tenham interesse pelas atividades agrícolas e permaneçam no meio rural.
A extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Rosane Turra Treviso, vem realizando diversas oficinas experimentais com os representantes da diretoria da cooperativa, observando os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde, quanto ao distanciamento social e uso de máscara. Ela ressalta o apoio da comunidade escolar e agradece a todos que participam das oficinas e outras atividades. “Acreditamos que as receitas elaboradas estão contribuindo efetivamente para um trabalho significativo, com resultados positivos. Os alunos estão recebendo orientações multidisciplinares, pois com a elaboração de receitas de desinfetante e transformação de sabão envolvem-se com a matemática, língua portuguesa, química e diversas outras disciplinas. Também são abordados aspectos de segurança pessoal, ética,
marketing, geração de renda, agregação de valor aos produtos e criatividade”, pondera Rosane.
O processo de criação da cooperativa escolar iniciou em 2019 para implementar uma proposta de trabalho voltada à educação cooperativa, na formação de valores e na construção da cidadania, uma educação que estimule a autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum. Foram realizadas de reuniões de estudos, planejamento com metas e criação do estatuto em 19 de novembro. A iniciativa contou com a apoio da Secretária de Educação, Emater-RS/Ascar e Sicredi. Ainda em 2019 foi realizada a inauguração com a presença de autoridades e comunidade escolar.
Login exclusivo para assinantes