02/09/2020 1606
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
“Servir alimento é mais que um trabalho, é uma motivação”, disse a merendeira Celeste de Oliveira Ribeiro, durante a tradicional capacitação para merendeiras e serventes realizada pela Emater/RS-Ascar, que neste ano migrou para o mundo digital. Iniciou nesta segunda-feira (31/08) o evento, que contou com 1206 inscrições, de 62 municípios. Participam merendeiras, serventes, diretores, nutricionistas, professores, secretários municipais, representantes de Conselhos Municipais de Alimentação Escolar entre outros profissionais ligados ao Sistema de Educação Estadual e Municipal e profissionais da Apae de quatro municípios. A atividade é promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ªCRE) e prefeituras.
O presidente da Emater/RS Geraldo Sandri parabenizou pelo evento e destacou que “estamos todos tendo mais cuidado com a alimentação”. Sandri também salientou a importância dos profissionais envolvidos na questão da segurança e soberania alimentar. No primeiro dia, além do presidente da Emater/RS, participaram da abertura o gerente regional e o adjunto da Instituição, Oriberto Adami e Dartanhã Luiz Vecchi, respectivamente; o secretário municipal da Educação de Passo Fundo, Edemilson Brandão; e a coordenadora da 7ª CRE, Carine Weber.
Conduzido e organizado pela extensionista da Emater/RS-Ascar do Escritório Regional de Passo Fundo, Luciana Gobbi, o primeiro dia contou uma palestra da nutricionista da Prefeitura de Passo Fundo e membro do Conselho Federal de Nutrição, Kelly Szimanski, sobre alimentação escolar durante e pós-pandemia da Covid-19, boas práticas e doação de alimentos. Na sequência, foi apresentado o case do Concurso Merendeira Chef, realizado em Passo Fundo, com as participações da presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) de Passo Fundo, Rosângela Covatti, da extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Sandra Bressan Gayger e das merendeiras Celeste de Oliveira Ribeiro e Márcia Espíndola Alves.
Para Luciana Gobbi, esse está sendo um desafio e uma experiência muito interessante. “A Emater é uma entidade articuladora de ações ligadas à Politica Nacional de Alimentação Escolar e desenvolve práticas de educação alimentar nas escolas. Nosso objetivo com essa capacitação é promover ações que visem a segurança alimentar e nutricional junto à merendeiras e serventes, ligados à área de educação, a fim de contribuir com a qualificação dos serviços ofertados na comunidade escolar. O desenvolvimento do projeto fortalece os trabalhos realizados em parceria com profissionais, prefeituras e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação que são fundamentais em todo processo”, explicou.
Na próxima quarta-feira (02/09) haverá palestra sobre interpretação do rótulo e boas práticas na organização dos alimentos com a extensionista da Emater/RS-Ascar Edinéia Gopinger. Também será apresentado o case de Ernestina, “Da agricultura familiar para a escola: merenda nutritiva e colorida”, com a nutricionista da Prefeitura de Ernestina, Jane Maria de Almeida Bonamigo e pela extensionista a Emater/RS-Ascar de Ernestina, Rosane Turra Treviso.
No terceiro e último dia, sexta-feira (04/09), a palestra será sobre os alimentos coloridos e seus benefícios para a saúde, com a extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Caroline Ebone. Haverá ainda apresentação sobre visitas técnicas na rede estadual e a importância das merendeiras nesse processo, com as técnicas em Nutrição Patricia Rocha e Rosimari Berbigier e a nutricionista, Jessica Pivoto, todas da 7ª CRE. O case exitoso do dia ficará a cargo do município de Camargo, sobre a Capacitação Intermunicipal de Merendeiras: livro de receitas, que será apresentado pela merendeira Suzi Mara Bortolin Anhaia e pela extensionista Simara Lovizon.
Login exclusivo para assinantes