29/05/2020 2000
Crédito: Divulgação/ Internet
A pandemia e o isolamento social trouxeram ansiedade e insegurança à todos. É uma realidade. Afinal, as mudanças foram inesperadas, tanto como na rotina, quando nas relações. Por isso é importante saber organizar a rotina durante esses dias, cultivando e transmitindo para quem está próximo pensamentos responsáveis e otimistas.
“Primeiramente não podemos esquecer do AUTOCUIDADO: fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação, fazer coisas prazerosas (ver um filme, ficar perto da família, ler um livro, dançar, cantar) É necessário também se permitir de vez em quando não fazer nada, descansar, dormir e não se culpar por não estar sendo produtivo o tempo todo. Mantenha sempre uma rotina, mas flexível. Não exija muito de você nesse momento”, explica a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Roberta Batezini Portella.
É importante também pensar no próximo. "Ajudar o outro também é ajudar a si, pois é comprovado cientificamente, que quanto mais ajudamos outras pessoas, mais felizes nos tornamos, e esse ciclo acaba sendo contagiante, esse é o momento ideal para que boas atitudes sejam espalhadas”, disse Roberta. Então seja gentil, espalhe gratidão e demostre seu amor. As emoções positivas são tão eficazes que acabam transbordando pro nosso corpo e até mesmo para nosso sistema imunológico.
Sendo assim, não esqueçam que o isolamento é físico não afetivo. "Não estamos sozinhos, estamos juntos nessa!”, finalizou a psicóloga.
Login exclusivo para assinantes