27/03/2020 2248
Prefeitura de Ernestina
O Poder Público Municipal de Ernestina, órgãos, entidades e empresários estão unindo forças para combater o coronavírus. Diante do primeiro caso confirmado em Passo Fundo nesta quarta-feira (25), o município reforçou as medidas de prevenção diante da confirmação de casos tão próximos à comunidade local e a confirmação, também, do primeiro óbito registrado no Rio Grande do Sul decorrente da contaminação com o Covid-19.
Com o decreto de calamidade pública assinado pelo prefeito Odir João Boehm, o Poder Executivo adotou uma série de medidas de proteção publicadas pelo governo do Estado e incentivadas pela Famurs. Elas determinam que as pessoas evitem sair à rua e reforcem os hábitos de higiene pessoal adequados para evitar o contágio com o vírus. As empresas e os pequenos comércios que estão seguindo as recomendações de proteção estão tendo o funcionamento autorizado, respeitando orientações da Secretaria da Saúde e Assistência Social e da Vigilância Sanitária, como não haver aglomerações de pessoas nestes espaços. Todo evento ou reunião interna ou externa em que possa haver aglomeração está suspenso.
Diante das medidas de proteção, diversos órgãos ernestinenses uniram forças, como a força tarefa formada pela Secretaria da Saúde e Assistência Social, Vigilância Sanitária, Brigada Militar e Polícia Civil. Nesta semana, os órgãos de segurança intensificaram a fiscalização no comércio para garantir que todas as medidas de proteção estejam sendo devidamente respeitadas para proteger a comunidade, empresários e trabalhadores. Na Padaria Veneza, um dos exemplos positivos que podem ser seguidos, o atendimento foi mantido seguindo todas as orientações de precaução.
O secretário de Saúde e Assistência Social, Leonel Borba, reitera as medidas de proteção. “Precisamos estar todos conscientes. A equipe da Saúde tem divulgado pelas redes sociais do Município muitas orientações, precisamos acompanhar e compartilhar com os amigos. Procure a UBS somente em casos realmente necessários, as consultas de rotina estão sendo adiadas. Havendo qualquer sintoma ou dúvida, nos ligue antes no (54) 3378-2148 ou 99978-4684 para seguirmos os procedimentos adequados. Obrigado também a todos os trabalhadores da Saúde pelo comprometimento”, orienta Borba.
O prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, reitera que o município continuará seguindo as orientações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria do Estado da Saúde, evitando contatos sociais na comunidade a fim de não colocar a população em risco e frear o avanço da pandemia. “Se esse vírus continuar se espalhando nessa velocidade, muitas pessoas vão precisar de tratamento e internação. E a nossa região não tem leitos suficiente para atender a todos, nenhum país no mundo tem. Por isso é importante que todos respeitemos as orientações dos especialistas da saúde. Vamos ficar em casa até essa pandemia passar”, pontua Boehm. Durante o decreto de calamidade pública, a Prefeitura está fechada, sem atendimentos. Estão operando somente as secretarias da Saúde e Assistência Social; e Educação, Cultura, Desporto e Turismo.
Login exclusivo para assinantes