02/03/2020 1422
Foto: Vanessa Almeida de Moraes/Emater/RS-Ascar
A solenidade de abertura da 21ª Expodireto, promovida pela Cotrijal, foi realizada na manhã desta segunda-feira (02/03) em Não-Me-Toque. Com as presenças do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, no ato representando o presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e do governador Eduardo Leite, a cerimônia marcou o início de mais uma edição da Expodireto, considerada a maior feira do agronegócio do RS e uma das maiores da América Latina.
A 21ª edição da Expodireto tem representação de mais de 80 países e conta com 571 expositores. Nos cinco dias do evento (até sexta-feira (06/03), o parque de exposições deve receber mais de 260 mil visitantes. A expectativa é superar o faturamento alcançado no ano passado, de R$ 2,4 bilhões.
A abertura oficial da Expodireto 2020 contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, do presidente da Cotrijal, Nei Mânica, do secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e demais lideranças.
Em discurso, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, reforçou algumas demandas para o setor agro. “Neste momento, o que o agronegócio precisa é uma queda de juros. Dessa forma, haverá maior oxigenação da nossa economia. Ministra, fica o nosso pedido em nome de todo o agronegócio brasileiro”, exclamou Mânica.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, salientou o poder do agronegócio no país. “Hoje nós só temos uma agricultur, e trabalharemos juntos para fazer cada vez mais a agricultura familiar e as pequenas propriedades desenvolverem. Nós queremos ter grandes produtores, com renda e dignidade, para se inserirem no mercado mundial. O Brasil tem grandes possibilidades, as perspectivas são enormes lá fora, mas o país precisa ser mais ousado. O mercado está nos esperando, temos terra, temos água, tecnologia. Temos tecnologia para mandar pra todo mundo, tem tecnologia pra todos”, destacou a ministra.
Tereza Cristina reforçou ainda a importância da aprovação da Medida Provisória 897, que será votada nesta semana no Congresso Nacional, e institui o Fundo de Aval Fraterno, que dispõe sobre o patrimônio de afetação de propriedades rurais, a Cédula Imobiliária Rural, a escrituração de títulos de crédito e a concessão de subvenção econômica para empresas cerealistas, entre outras providências. “Com certeza, com essas modificações do crédito rural brasileiro, nós teremos capacidade de receber, de maneira simplificada, porém com segurança jurídica, a captação de recursos para o nosso agronegócio triplicar e até quadruplicar o que já recebemos hoje”, ressaltou.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, parabenizou os coordenadores da Expodireto pelo sucesso do evento, especialmente no ano passado, com o faturamento positivo de R$ 2,4 bilhões em negócios. “O sucesso da Expodireto todos os anos é a demonstração clara de um setor que soube se reinventar e vem caminhando para o avanço tecnológico, que é tão importante. Produzimos, hoje, o quilo de proteína animal/vegetal mais verde do planeta, com menor uso de defensivos químicos e com a maior qualidade. O agronegócio tem um governo que respeita essa grande força da economia, que são os produtores rurais”, declarou Lorenzoni.
O governador do Estado, Eduardo Leite, destacou as prioridades e ações do Governo em prol do desenvolvimento do setor agropecuário. “Nossa prioridade é a geração de emprego e riquezas para o desenvolvimento econômico do país. A competitividade do nosso Estado norteia nossas ações. Ano passado, aqui na Expodireto, apresentamos os nossos compromissos e o plano estratégico para o RS. Volto hoje para prestar contas dessas ações. Nosso foco é a competitividade nas três frentes, logística, burocrática e de produção”, afirmou Eduardo Leite. No quesito logística, de acordo com o governador, a melhoria das estradas é uma das grandes ações que contribuirão para o desenvolvimento dos diferentes setores de produção do Estado. A modelagem de mais de mil quilômetros de rodovias gaúchas, que foram repassados para a iniciativa privada, foi apontada como uma das grandes conquistas. Através do plano de investimentos nas obras rodoviárias no Estado foi possível entregar a RS 142 toda reformada. “A logística é também o escoamento da produção no porto. Há dez dias, abrimos a colheita do arroz e lançamos o edital para a construção do terminal logístico do arroz, no porto de Rio Grande. Esse terminal vai garantir melhor capacidade e qualidade, e poderá quadruplicar a capacidade de escoamento do arroz”, anunciou o governador.
Para reduzir os custos da burocracia, o governo viu aprovado o novo Código Ambiental do RS, que visa diminuir os prazos de liberação de construção de açudes e outras ações, consideradas fundamentais para combater os efeitos das estiagens e garantir a produção agrícola.
PRÓ-MILHO RS
O Programa, lançado no começo de fevereiro para reduzir o déficit aproximado de dois milhões de toneladas de milho no RS, também foi lembrado durante a abertura oficial da Expodireto. “O Pró-Milho é um dos pontos altos da nossa iniciativa. Nós estamos, com isso, incentivando a produção do milho, fundamental para a proteína animal, articulando com as instituições financeiras a liberação de recursos suficientes para irrigação”, completou o governador.
Esse tema é destaque na programação da Emater/RS-Ascar na Expodireto. Na terça-feira (03/02), durante o Café da Manhã para Imprensa, a Emater/RS-Ascar divulgará a projeção para a safra de milho e demais culturas de verão da safra 2019/2020. O milho também está no centro das atenções na Cozinha Show, que apresenta receitas culinárias feitas com o grão e, ainda, nas parcelas técnicas, que trazem estratégias para qualificar a produção, secagem e armazenagem de milho nas propriedades rurais.
O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, que participou da abertura oficial, considera a Expodireto um belo evento. “Realmente a Emater tem uma participação muito forte, nos 2,2 hectares onde demonstra sua importância, inclusive no Pavilhão das Agroindústrias, onde nossa Instituição tem uma atuação fortíssima, desde a produção à organização, regularização e comercialização desses empreendimentos. Nesse pavilhão se retrata todo o trabalho que a Emater faz na agroindústria, enfim, a Expodireto é um belo trabalho, uma bela exposição, liderado pelo residente da Cotrijal, Nei Mânica, e muito concorrida, como hoje na abertura oficial, com a presença de representantes dos governos Federal e Estadual e por extensionistas da região. Toda essa representatividade confirma a credibilidade e a força que a Emater tem em toda a região”, avalia Sandri.
Agricultura Familiar na Expodireto 2020
Um dos lugares mais frequentados da Expodireto, o Pavilhão da Agricultura Familiar reúne 226 empreendimentos, dos quais 157 são agroindústrias familiares e 69 são artesanato, plantas e flores. No total, 129 municípios gaúchos estão representados neste Pavilhão, sob a coordenação da Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf.
Na semana, na Casa Família Rural da Emater/RS-Ascar, outras atrações direcionadas aos agricultores familiares podem ser apreciadas nos 15 espaços temáticos que tratam sobre bovinocultura leiteira, segurança alimentar na Cozinha Show, energia fotovoltaica, secagem e armazenagem de grãos, florestas comerciais, horticultura, plantas bioativas, meliponicultura e apicultura, irrigação, tecnologia de aplicação, piscicultura, solos, culturas e Turismo Rural. O cooperativismo e a agroindústria familiar estarão presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar.
Além da recepção dos visitantes nas parcelas técnicas, eventos paralelos como oficinas, palestras, fóruns e reuniões também fazem parte da programação da Expodireto. Na segunda-feira (02/03), às 15h30, na Casa da Família Rural, acontece o lançamento do Aplicativo Pulver. Na terça-feira (03/03), às 8h, será realizado o tradicional Café da Manhã para Imprensa e autoridades, momento em que é apresentada a perspectiva para a safra de verão 2019/2020. Também no dia 03, será realizada a quinta edição do Fórum Estadual de Conservação de Solo e Água. Na quarta-feira (04), os consumidores que estiverem no Pavilhão da Agricultura Familiar estão convidados a degustar e participar da análise sensorial de geleias, nas 8h30 às 11h. Ainda na quarta-feira, prefeitos da Famurs farão reunião às 14h e às 16h30 participarão da inauguração do novo espaço da Piscicultura da Emater/RS-Ascar. Já o tradicional Fórum Florestal do RS, que está na 13ª edição, acontece na quinta-feira (05), a partir das 9h.
Login exclusivo para assinantes