Mormaço terá feriado municipal em homenagem à Reforma Protestante

16/12/2019      2349

Crédito: Divulgação

A partir do próximo ano, 2020, no dia 31 de outubro, será feriado municipal na cidade de Mormaço em homenagem a Reforma Protestante, assim como já acontece em outros 51 municípios de nosso estado.

A lei municipal n° 1.391/2019, que tornou o dia 31 de outubro em feriado religioso municipal da Reforma Protestante, é de autoria do vereador Edson Schroeder (PP), e foi aprovado por unanimidade dos vereadores, na sessão do dia 26 de novembro de 2019, na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito municipal Rodrigo Jacoby Trindade, em 28 de novembro de 2019.

A Reforma Protestante foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século 16, liderado por Martinho Lutero, que propôs novos caminhos para o cristianismo e não sendo aceito pela Igreja católica, resultou na criação da Igreja Luterana, que no Brasil surgiu com a chegada dos imigrantes alemães em 1824 e possui duas principais vertentes: IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil).

No município a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) está presente através da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Mormaço, que foi fundada no ano de 1927, contando atualmente com 50 famílias membras, sendo que a Comunidade é atendida pela Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina, e a frente dos trabalhos religiosos está a Pastora Margarete Cristina Witter.

A entrega oficial da lei aos representantes luteranos, foi realizada na noite do dia 03 de dezembro de 2019, durante a realização da sessão ordinária semanal na câmara municipal de vereadores do município, que contou com a presença da Pa. Margarete, membros e presbitério da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Mormaço, prefeito municipal Rodrigo Jacoby Trindade, vereadores, entre outras. 

Ainda durante a sessão a pastora Margarete e o membro Osmaldo Schroeder, usaram a tribuna para falarem da importância da Reforma Luterana e da referida lei a toda comunidade luterana do município e também agradecer aos demais vereadores pela aprovação da lei.