09/10/2019 1616
Divulgação/Assessoria de Imprensa de Victor Graeff
Na última sexta-feira (27), a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (AMASBI) realizou mais uma importante reunião. Os prefeitos e demais autoridades se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo, para discutir diversos assuntos de interesse dos municípios.
Inicialmente, contou com a participação do coordenador da FAMURS, Werno Aldair Müller que salientou a disponibilidade da entidade em auxiliar os municípios nas mais diversas demandas.
Em seguida, o presidente da Amasbi, Cláudio Afonso Alflen abordou sobre a cessão onerosa do pré-sal. “Existe um movimento por parte de alguns governadores e da Frente Nacional de Prefeitos, que pretende alterar a forma de repartição, mudando o critério que seria de acordo pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo critério populacional, o que beneficiaria os municípios maiores, como capitais, em prejuízo dos pequenos municípios com menor população”, relatou.
Os prefeitos decidiram enviar uma moção de repúdio a essa mudança para a FAMURS, à Confederação Nacional dos Municípios e à bancada gaúcha no Congresso Federal.
O encontro também teve a participação de Evandro Rossi Graff, que falou sobre os trabalhos e objetivos da Liga Desportiva Regional, atuante na região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí.
Ainda, representantes do Sebrae Planalto apresentaram sobre o sistema Redesimples, que desburocratiza e agiliza processos para formalização de empresas. A vice-prefeita de Soledade, Marilda Corbelini, falou sobre a importância dos municípios pertencentes à região Turística do Alto da Serra do Botucaraí elaborarem seus planos turísticos municipais e planejarem ações de desenvolvimento do turismo local e regional.
Login exclusivo para assinantes