19/09/2019 1812
Divulgação/Jornal O Mensageiro
Durante os Festejos Farroupilha do município de Ernestina deste ano, estão sendo homenageados o casal Alberi e Maria Osmilda de Souza Leite. Os dois, possuem uma longa história no tradicionalismo regional, Maria Osmilda foi 1ª Prenda do Quadro de Laçadores Cavalo Preto, ainda na juventude, enquanto Alberi, incentivado pelo pai, começou a acompanha-lo aos 10 anos de idade, já aos 12 anos começou a correr carreira de cancha, na Cancha dos Souza – que pertencia a sua família.
Maria Osmilda, relata que o Quadro de Laçadores Sentinela dos Pampas, de Ernestina, foi fundado por meio de sua família. “Nós somos o casal fundador do Quadro de Laçadores Sentinela dos Pampas, hoje ele está com 38 anos. Nós participamos também, das Cavalgadas de São Miguel, junto com o Quadro, que é uma cavalgada solidária, hoje já está na 14ª edição.”, comenta Maria Osmilda.
Todos anos, Maria Osmilda desfila á cavalo e junto a ela leva uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. “ Eu sou muito devota da Santa, desfilo em Ernestina há uns 30 anos e sempre com a imagem da Santa.”
Alberi, está há 23 anos em um cargo no MTG ( Movimento Tradicionalista Gaúcho), como assessor da 6ª Microrregião. E relata que ser homenageado na Semana Farroupilha deste ano foi algo muito bom. “ Uniu toda a nossa família, meus sobrinhos vieram aqui prestigiar isso.”
Algo, que ainda enche de orgulho Alberi, foi á construção do Parque de Rodeios, que segundo ele mexeu com toda a comunidade.
Segundo a secretária da Educação Ingrid Worst, todos os anos é buscado homenagear os tradicionalistas que fizeram a frente tradicionalista em Ernestina. “ Na sexta- feira, na hora de apagar a Chama Crioula, nós já vamos estar revelando quem será o próximo homenageado.”
Para Alberi e Maria Osmilda, ser os homenageados deste ano é algo que trás muita satisfação, além de uma grande responsabilidade, que é fazer os jovens se espelharem nos mais velhos, e preservarem a tradição rio-grandense.
Login exclusivo para assinantes