29/09/2023 786
Alexandre Aguirre
Na manhã da última quarta-feira, 27, a Escola Educarte de Ernestina, promoveu para os professores, alunos e funcionários, palestra ministrada pelo Prof. Me. Alexandre Aguirre, sobre os 100 anos da Revolução de 1923, que ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o professor e historiador Alexandre Aguirre, agradeceu o convite da diretora Makeli Rosseto da Silva, por proporcionar aos alunos o tema dos Festejos Farroupilhas 2023, de extrema relevância e, sobretudo, oportuno.
Entretanto, o ponto alto do encontro, foi quando ocorreu a simulação da eleição de 1922, onde os alunos puderam escolher entre o candidato Antônio Augusto Borges de Medeiros do Partido Republicano Riograndense (PRR) e Joaquim Francisco de Assis Brasil do Partido Federalista (PF). Após os alunos votarem, foi escolhida uma Comissão Eleitoral para participar do escrutínio dos votos, que foram tiradas de uma urna eleitoral antiga, onde ocorreu a contagem dos votos em cédula de papel na presença da diretora Makeli Rosseto da Silva, professor Rodrigo Magarinos e demais presentes. Após a contagem dos votos, ocorreu a divulgação do resultado na presença de todos.
Assis Brasil – PF: 51 votos;
Borges de Medeiros - PRR: 11 votos;
Enfim, na simulação realizada pelos alunos da Escola Educarte, após 100 anos da Revolução de 1923, sem recontagem de votos e, sobretudo um pleito com lisura e transparência, respeitando a soberania dos alunos e a nossa democracia, o grande vencedor foi Assis Brasil. O objetivo da história é tirarmos lição dela, para que os erros do passado não voltem a se repetir, mas infelizmente, em muitos casos a história tende a se repetir. Parabéns para direção da escola, pois foi uma manhã única e de muita troca de aprendizagem, a Escola Educarte és referência para toda região, pelo seu engajamento, dedicação e, sobretudo propiciando aos alunos serem protagonistas da sua própria história e não objeto da mesma, pontuou o historiador. Um agradecimento especial ao Dr. Dalmir Franklin de Oliveira Júnior, Juiz Eleitoral da 128ª Zona de Passo Fundo, por ter disponibilizado duas urnas antigas que foram usadas durante as apresentações e palestras em alusão ao “Centenário da Revolução de 1923”, nosso muito obrigado e a nossa gratidão.
Na oportunidade, a diretora Makeli Rosseto da Silva, destacou que: “Quero agradecer ao professor Alexandre Aguirre, pela disponibilidade em vir até a nossa escola e abordar para os nossos alunos, professores e funcionários, sobre o “Centenário da Revolução de 1923”, pois é um tema de suma relevância, pois trata-se de um período conturbado da história política do Estado do Rio Grande do Sul, onde de maneira didática e de fácil compreensão trazido pelo professor, os alunos puderam participar de forma direta e dinâmica, ou seja, unindo a teoria e a prática ao mesmo tempo. Enfim, uma manhã de muita aprendizagem e, sobretudo, de troca de saberes,” frisou a diretora.
Login exclusivo para assinantes