Comerciantes de Ernestina realizam manifestação contra o fechamento do comércio

11/03/2021      1459

João Vitor Duarte Pedroso/Jornal O Mensageiro

 

Na tarde de quarta-feira (10), comerciantes do município de Ernestina realizaram uma manifestação contra o fechamento do comércio. A manifestação em forma de carreata reuniu mais de 50 carros dos lojistas do município e passou por diversas ruas da cidade.

Coordenada pela ACIPAE (Associação Comercial, Industrial, Prestação de Serviços e Agropecuária de Ernestina), a mobilização fez parte de uma série de outras organizadas em diversos municípios gaúchos. Tendo como ponto final a Prefeitura de Ernestina a presidente da ACIPAE Bárbara Pereira Schmitz e o prefeito Renato Becker explanaram alguns pontos importantes sobre o fechamento do comércio. Segundo a presidente Bárbara, é de conhecimento de que a reabertura do comércio não depende apenas do Poder Executivo, mas é importante mostrar o apoio a esses.

Em entrevista a Rádio Verdes Campos, de Ernestina, o prefeito Becker declarou seu apoio aos comerciantes. “Não está em nossas mãos resolver isso, desde que o governador do Estado tirou das mãos dos prefeitos os direitos da cogestão, onde as Prefeituras poderiam delimitar sobre isso, nós não temos o que fazer. Enquanto estiver em bandeira preta precisamos seguir e obedecer.”, diz Becker.  O prefeito ainda comenta que em casos de municípios pequenos, como Ernestina, deveriam entrar novas normas para o comércio e não o fechamento total.

A manifestação foi organizada em menos de 24 horas, tudo isso graças às redes sociais que ajudaram a impulsionar a movimentação. “Tudo foi organizado de maneira rápida e por meio das redes sociais, tivemos o apoio de muitos empresários, não só dos associados da ACIPAE.”, comenta a presidente da Associação ernestinense.